top of page

Resenha: "Ops"

01

Por que ler?

Um dos mitos que tento combater é aquele que afirma que livro para bebê tem que ter apenas uma palavra, relacionando um substantivo a uma imagem. Isso é uma bobagem. Quem determina a adequação de um livro para a criança pequena são os adultos que se dispõem a ler para ela. Ler é um ato social e o contexto no qual a leitura se realiza é que faz toda a diferença na formação do bebê leitor. Até mesmo por que, nem sempre este modelo de livro (palavra-imagem) é realmente instigante para o bebê e para o leitor que o acompanha. A leitura pode rapidamente se tornar enfadonha... Mas existem exceções, alguns livros formados por apenas uma palavra são muito interessantes e inteligentes! "Ops" é um deles e a autora-ilustradora, Marilda Castanha, acertou em cheio: a graça da obra está no humor que ela explora no texto e nas imagens. A começar pelo repertório: uma única palavra verbaliza a narrativa visual: "ops!". E é uma interjeição! Ops, acho que a Marilda soube realmente fazer um livro para bebê divertido. As cenas são sempre surpreendentes e inusitadas, como o cachorro que lambe sem querer o rosto do menino, a bola que quebra o vidro, o sorvete que cai no chão... Tudo a ver com o bebê que começa a perceber as relações de causa e efeito e acha graça nisso - sabe aquela fase que eles jogam tudo no chão e a gente fica agaxando toda hora para pegar? Eles morrem de rir, não é mesmo?! Essa ação do bebê é um manifestação do seu desenvolvimento intelectual. Por isso "Ops" é um livro que deve ser lido e relido várias vezes, pois a cada leitura o bebê leitor poderá construir novos significados.

02

Como ler?

A leitura pede uma entonação de surpresa por parte do leitor adulto. E essa entonação deve variar pois uma coisa é dizer "ops" para o vai e vem do balanço e outra para o vidro que a bola quebra. No Face, postei algumas páginas do livro justamente para mostrar que, embora a palavra seja a mesma, os contextos nos quais a empregamos pode variar entre a alegria e a surpresa. O bebê pode até não compreender direito essa variação, mas só no começo. Pouco a pouco, ele captatará o fator "inusitado" da narrativa e a sua correspodência ao humor que a autora pretende dar a ele. Interessante, assim, trazer a expressão "ops" para o dia a dia. O bebê espirra sem querer? Ops! Cai água nos olhos do bebê durante o banho? Ops! Algo escapa da mão do papai? Ops! Assim, nosso bebê leitor ampliará não apenas o seu entendimento sobre a obra "Ops" mas também sua capacidade de relacionar o conteúdo de um livro ao seu cotidiano. No Face também postei um vídeo da revista Crescer que traz sugestões de leitura tendo como base esta obra. É bem interessante, embora tenha as minhas críticas quando os adultos se descolam muito do livro e partem para a interpretação do tipo teatral e/ou para a cantoria, deixando o livro de lado. Uma das justificativas para trabalharmos a leitura desde cedo é que desta forma ensinamos o bebê a amar os livros!

03

Palavra da especialista

A-DO-RO livros bem humorados! O humor faz parte da nossa cultura, é algo bem brasileiro. Ensinar o bebê a achar graça de acontecimentos do dia a dia, para mim, é muito importante. O humor traz consigo certas habilidades cognitivas como a de relativizar; de inferir; de compreender metáforas, antíteses e outras figuras de linguagem... Tenho a impressão de que crianças que desenvolvem desde cedo certo senso de humor ficam mais astutas. Como os americanos gostam de dizer, ficam "smarts". Marilda Castanha fez esse recorte em "Ops" e acertou em cheio. Essa mineira escreve e ilustra livros há um bom tempo e o resultado de seu trabalho é sempre de altíssima qualidade. Sua especialidade são os livros para os maiorzinhos, mas se pudesse agora falar com ela pediria para fazer mais livros para o segmento de 0 a 3 anos. Nossos bebês leitores agradeceriam!

04

Onde encontrar?

Gosto de incentivar meus leitores a comprar diretamente nas lojas virtuais das próprias editoras, pois é bem mais simples e fácil. A Cosac Naif faz vendas diretas ao consumidor e vez ou outra promove descontos incríveis. Fique de olho!

05

Tome nota!

Título: Ops

Autora e ilustradora: Marilda Castanha

Editora: Cosac Naif

Destaque
Tags
bottom of page