top of page

Resenha: "Vamos brincar de roda!"

01

Por que ler?

Dois temas são obrigatórios para as crianças brasileiras. Se fosse presidente do país, fazia virar lei: 1) conhecer as cantigas, as parlendas e todos os outros textos da nossa tradição popular; 2) conhecer o grupo musical Palavra Cantada. Sorte a nossa que, depois de belíssimos trabalhos registrados em shows, CDs e DVDs, o grupo liderado pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit enveredou pelo meio editorial e lançou alguns títulos. "Vem brincar de roda!", em foco neste post, tem como tema justamente os textos populares. Além disso, é ilustrado pela Vivian Suppa, uma artista plástica incrível com um vasto trabalho no meio editorial. O livro traz uma seleção ótima de cantigas e parlendas - aquelas básicas, mas essenciais, que todos nós deveríamos saber. Ao final, apresenta também um adendo com dicas sobre como brincar e/ou ou recitar cada texto. É claro, o livro vem com CD e o bebê leitor poderá ser introduzido na linda sonoridade deste grupo genial. Para quem não sabe, tem muito estudo musical e muita pesquisa linguística por detrás disso que eu chamo de movimento "palavra cantada". Noel Rosa, em meados do século XX, era um especialista no assunto. O Grupo Rumo, nos anos 80, também marcou a nossa MPB ao resgatar e renovar essa vertente musical. Não é à toa que as crianças amam e nós, adultos, também nos identificamos com as letras das canções e também com a melodia e o ritmo de cada uma delas. Um excesso de qualidade e inteligência para o nosso bebê. Só temos a agradecer!

02

Como ler?

Ler, ouvir e cantar todos os dias, muitas vezes, o tempo todo. Mesmo quando todos na família já souberem a letra das cantigas e das parlendas de cor, voltar ao livro para cantar/recitar "acompanhado" o texto impresso e admirando as belíssimas ilustrações da Suppa. Rapidamente, o bebê recorrerá a diversas marcas gráficas (a ilustração, as cores, a disposição do texto na página etc.) e mostrará que já sabe "ler". Verdadeiras "pistas" que estimulam o bebê a recitar o texto, o que favorece em muito o processo de alfabetização. Um livro para ser lido por toda a família, inclusive pelos avós e até mesmo pelos tios, primos e amigos que não têm filhos. Tenho certeza que eles amarão o livro e sua leitura será um grande prazer!

03

Palavra da especialista

Antecipar o conteúdo do texto e relacionar aquilo que fala ao texto escrito são dois procedimentos fundamentais para todos os leitores, independentemente do seu domínio da leitura e da escrita. Nós, adultos alfabetizados e letrados, fazemos isso o tempo todo sem nos dar conta. Na medida em que o bebê, desde muito cedo, tem contato com textos que ele facilmente pode memorizar, maior domínio ele terá desses procedimentos. E as cantigas, as parlendas e os trava-línguas são excelentes para isso. Fáceis de decorar pela sua melodia, ritmo e letra. Por isso mesmo, muitas escolas trabalham com esse gênero e, por isso mesmo, o bebê deve ser apresentado a ele em casa, pela sua família. Além disso, nada como conhecer e apreciar a cultura popular para aprender a amar nosso país e a nos sentirmos, enquanto brasileiros, produtivos e seguros. Trata-se de um livro essencial, primordial e vital para a biblioteca do bebê, que deverá ser preservado com carinho pois sua leitura se estenderá por toda a infância - e além, é claro.

04

Onde encontrar?

O livro, publicado há quase dez anos, é um recordista de vendas e por isso mesmo fácil de encontrar nas livrarias e em diversas lojas virtuais.

05

Tome nota!

Título: Vamos brincar de roda!

Autor: Palavra Cantada (Sandra Perez e Paulo Tatit)

Ilustradora: Suppa

Editora: Caramelo

Destaque
Tags
bottom of page