top of page

Resenha: "Hora do almoço"


01

Por que ler?

Seu bebê faz aquela mainha na hora do almoço? Então este livro é para ele. Afinal, a literatura pode ajudá-lo a refletir sobre as suas ações e a forma como reage aos acontecimentos do seu dia a dia. E a criança pequena tem condições de fazer isso? Claro que sim e ainda bem que o Ilan, psicologo de formação, sabe muito bem criar narrativas que permitem a todos, os bebês e os adultos que o cercam, a encarar conflitos e impasses de forma bastante humorada! Autor de mais de 60 livros, Ilan também é educador e contador de histórias, além de autor nacional com uma bandeira nobre: nada de historinhas politicamente corretas para as crianças! Com isso, já teve livros selecionados dentre os melhores do ano pela Revista Crescer e pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantoujvenil, recebendo, inclusive, o selo Altamente Recomendável em outros tantos. Tem obras traduzidas em diversos países e, em 2012, entrou para o exclusivíssimo catálogo da White Havens, biblioteca alemã cujo acervo é integrado apenas pelos melhores dos melhores livros do mundo... Bom, mesmo que o Ilan não fosse tão importante e tão reconhecido, mesmo assim eu recomendaria "Hora do almoço" para o nosso bebê leitor simplesmente por que o texto é genial! Na hora do almoço, o pai pede para a criança abrir a boca por que o aviãozinho está chegando... Em seguida chegam o foguete e a bola. Até o lobo também pede uma bocarra para o bebê comer tudo. Ilan inventa mil e um tipos de garfadas e as organiza em, digamos, modalidades: tem as dos contos de fadas, as esportivas e as aeronáuticas. Imaginação e diversão tornam o assunto, a hora de comer, lúdico e quem sabe mais descontraído. Com as lindas ilustrações de Ionit Zilberman, o livro se torna ainda mais interessante: algumas crianças fazem careta, outras se encolhem assustadas e tem aquelas que, ufa!, aderem à brincadeira e abrem a boca para comer. Eu amei!

02

Como ler?

Em algumas famílias, a hora da refeição é acompanhada por um livro (na maioria das vezes, por muitos brinquedos também). Nunca gostei de ler na mesa para os meus bebês por que este acabando sendo, num futuro próximo, um hábito que iremos condenar e tentar inibir. Mas caso a sua família seja mais flexível, este é, no mínimo, um livro para ser consultado durante as refeições. Consultado e imitado: abrir a boca como a Chapeuzinho Vermelho, como uma flecha acertando o alvo, como um disco voador repleto de alienígenas... Ler e agir conforme as informações da obra é um procedimento de apropriação e interpretação de texto que o nosso bebê leitor já pode começar a desenvolver. Outro procedimento que a leitura deste livro proporciona é o da extrapolação. Explico, é simples. Quando extrapolamos as informações de um texto, criamos algo original a partir delas. Então, convide o seu bebê para abrir a boca como... Você e seu bebê inventam e imaginam mil e uma maluquices para a hora do almoço da sua família!

03

Palavra da especialista

Faço uma super defesa: o bebê leitor pode e deve ter contato com livros que ajudem a refletir sobre temas do seu dia a dia e sobre os seus sentimentos. Medo, insegurança e até mesmo uma certa desconfiança em relação aos alimentos todos os bebês, de forma mais ou menos intensa e/ou duradora, têm. Por que não abordar o assunto com ele por meio da literatura?! Nada de enfrentamentos diretos, gritarias e choros... Leia "Hora do Almoço" com o seu bebê e converse com ele sobre as mainhas que as crianças do livro estão fazendo. Tem a menina que não gosta de ovo e a outra que abre um bocão para o arroz com feijão. Na biblioteca do bebê leitor, livros como esse, que ajudam a refletir, são essenciais! E conserve o livro para que, daqui a alguns anos, vocês possam lê-lo novamente. Afinal, o paladar das crianças muda muito e aqueles que hoje comem bem; amanhã podem simplesmente parar de comer. E vice-versa, é claro!

04

Onde encontrar?

Apesar de o título ter um escritor famoso como autor e ter sido publicado por uma das maiores editoras do país, é mais fácil comprá-lo pela internet, nos sites das grandes redes de livrarias. Outra opção é visitar as pequenas e super charmosas livrarias especializadas em livros infantis. É mais provável encontrar o livro nelas do que nas livrarias de shopping-centers.

05

Tome nota!

Título: Hora do Almoço

Autor: Ilan Brenman

Ilustradora: Ioni Zilberman

Editora: Companhia das Letrinhas

Destaque
Tags
bottom of page