top of page

Resenha: "O livro redondo"

01

Por que ler?

No estande da Editora Rocco, durante a Bienal de São Paulo, “O livro redondo” era o ÚNICO, repito, o ÚNICO livro infantil exposto!!! Ele estava lá, exprimido em um canto da prateleira, quase não dava para ver. Era branco, redondo, pequeno e... falava de formas!!! E falava desse assunto tão batido de forma poética e inteligente. Quase morri de emoção, até demorei para acreditar na pérola que tinha encontrado. O autor se chama Caulos, um artista plástico carioca super conhecido que um dia já foi piloto de avião e é também autor e ilustrador infantil! Ufa, que currículo! Neste livro, Caulos mostra para a criança pequena que a forma redonda está em todas as partes: na bola, no balão, no prato de sopa e até na lua. O texto dá um salto e de forma genial narra que a forma redonda se espalha pelo traçado do arco-íris no céu, pelo tempo que passa e pela volta que damos no mundo. Amei! Eu não gosto dos livros que mostram um círculo e insistem que o bebê aprenda que a bola é redonda! Eles partem de uma concepção simplista de que o bebê amplia o seu vocabulário apenas com listas de palavras. Não é bem assim. Se fosse, seria simples – não é mesmo?! O fato é que quanto mais falamos com o bebê, maiores são as chances de ele conhecer um maior número de palavras e de expressões. Quando temos nas mãos um livro inteligente, com uma variedade de palavras e, principalmente, ideias, temos uma excelente oportunidade de ter uma conversa diferente com o bebê. Valeu Caulos! Valeu Rocco!

02

Como ler?

Antes de ler (ou depois), não deixe de mostrar ao seu bebê como este livro é diferente dos demais. Sua forma arredondada é praticamente exclusiva. Ainda não encontrei outro livro nacional com este formato. E aproveite para fazer como o Caulos: mostre para o bebê a infinidade de coisas que existem ao nosso redor com a forma arredondada. Para isto, use frases que explicitem a comparação: olha, é arredondada como o livro do Caulos; esse prato lembra o aredondado da gema do ovo frito e por aí vai. Com o bebê um pouco mais crescido, destaque o arredondado dos olhos dos personagens do livro. Uma brincadeira divertida deste autor-ilustrador. Como o livro traz vários objetos do cotidiano, comente reiteradamente com o bebê sobre aquilo que está ao seu redor e que também tem no livro: a laranja, o ovo, o sol, o relógio, o bolo, o sinal... Ah, por favor não se preocupe com questões mais conceituais. Perceber a forma arredondada não é exatamente uma aula de geometria. Pode até acontecer que o bebê não relacione círculos e esferas com esse arredondamento todo. Não tem problema. Ele ainda tem muitos anos pela frente. Prenda-se à poesia do texto, ao seu ritmo e ao humor que ele tem ao brincar com a forma das coisas... Desfrute com seu bebê a poética e a delicadeza das ilustrações.

03

Palavra da especialista

Nada contra livros para bebê com uma palavra só por página. Vou comentar sobre vários deles aqui no blog e já selecionei alguns para a lista dos TOP 100 livros nacionais para o bebê leitor muito interessantes. O que me frustra, na realidade, é saber que o mercado editorial aposta quase que exclusivamente neste tipo de livro para a criança pequena e impõe este tipo de leitura para pais e educadores. Nada contra listas de palavras, mas sinceramente não acredito que elas nos levem muito longe. Por isso discordo da premissa "pedagógica" existente por detrás destes livros: o bebê não desenvolve a sua linguagem apenas por saber nomear pessoas, animais e objetos, mas sim por que sabe falar sobre eles. De que adianta saber que a bola é um círculo? Nada. Mas perceber, como Caulos nos propõe em "O livro redondo", a forma arredondada na natureza, em nós mesmos, nas nossas coisas, no movimento delas... Isso sim rende conversas instigantes e desperta a curiosidade do bebê. Faço essa defesa aqui por que, embora o mercado brasileiro seja mais flexível, nos Estados Unidos e na Europa eles realmente acreditam nessa literatura óbvia como sendo a melhor para a formação do bebê leitor. Até mesmo impõem regras para o padrão das cores dos livros! E o que acontece aqui: a maioria dos livros para bebês vem importado da onde?! Entre um livro sobre formas e esta pequena obra prima do Caulos, por favor opte por esta última!

04

Onde encontrar?

Encontrei o livro à venda apenas na loja virtual da Livraria Cultura, mas com prazo de duas semanas para entregar. Isso significa que a editora tem estoque da obra em seus depósitos, mas não está distribuindo ela pelas lojas físicas. Nas lojas virtuais de livros usados, o prazo de entrega é mais curto e o preço também um pouco menor. Mas lembre-se: ao comprar um livro pelo sebo, o que você paga não chega ao autor (ele não recebe os valores do seu direito autoral nesses casos). Será que a diferença de preço justifica? Opte pelo sebo apenas quando o livro estiver fora de catálogo e não existir mais na editora. Essa é a minha dica...

05

Tome nota!

Título: O livro redondo

Autor e ilustrador: Caulos

Editora: Editora Rocco

Destaque
Tags
bottom of page