top of page

Resenha: "O que é que tem no seu quintal?"

01

Por que ler?

Os livros de Bia Villela receberam um destaque especial na Bienal de São Paulo deste ano. Estavam todos reunidos em uma linda estante da Ed. Moderna, convidando as pessoas que por ali passavam para dar uma espiadinha. Olha que a estratégia deu certo! Não conhecia o trabalho desta veterinária-que-virou-designer-gráfica-que-virou-autora-de-livros-infantis. Quando vi aquele colorido todo, me apaixonei! Gostei das formas, das cores e do texto! “O que é que tem no seu quintal?” é muito fofo: traz o quintal da casa da gente como tema. O cheiro da comida no fogão, a roupa secando do varal, a bola perdida dos meninos vizinhos... Eu sempre morei em apartamento, mas, ao ler este livro, minha memória afetiva foi imediatamente despertada. Afinal, é possível perceber a vizinhança e a presença da natureza ao nosso redor mesmo quando não temos um quintal ou um jardim. O pátio do prédio, o hall do elevador, a entrada do edifício... Em todos esses locais essa nossa percepção é mobilizada de uma forma ou de outra. Pelo menos foi assim para mim, desde muito pequena. Tenho recordações dos tatuzinhos dos canteiros da entrada, do cheiro de comida saindo da casa do zelador, dos vasos de tempero que uma vizinha deixava no pátio para tomar sol. Tenho também a lembrança de uma música diferente saindo do apartamento de uma família de hippies que durante um tempo foi nossa vizinha. Eu jurava que era a família da Rita Lee e minha mãe insistia que não era... Tudo isso é fundamental. Faz parte do vínculo de identidade que construímos com o lugar onde vivemos. Mas sabe que eu realmente não sei se meus filhos têm uma percepção semelhante?! Talvez não tenham. Acho que não dei à devida atenção a essa construção... Ou talvez conversemos pouco sobre ela. Não sei... Por isso mesmo achei a leitura deste livro fundamental na formação do bebê. Está super na moda atualmente promover o contato da criança com a natureza. Adoro esta ideia! Por que não começar na casa da gente, com ou sem quintal, chamando a atenção para esses pequenos detalhes que Bia Villela nos convida a olhar, ouvir e até cheirar: as plantinhas, os passarinhos, a brincadeira dos meninos maiores, o barulho dos vizinhos... Afinal, a literatura também serve para nos ensinar a olhar o mundo ao nosso redor!

02

Como ler?

Este é um livro para ler e conversar. Conversar muito. Primeiramente, uma boa conversa durante a própria leitura na qual é interessante mostrar para o bebê a relação entre o texto e as ilustrações. Em algumas passagens, a relação é mais direta. É o caso da dupla de páginas que falam dos vasos com flores e mato. Em outras, é mais sútil. É o caso das páginas que trazem ondas coloridas para representar o cheiro da comida. Essa leitura-conversa vai render muitas situações prazerosas de convívio, tenho certeza! Depois, trazer o conteúdo do livro para as conversas cotidianas, relembrando os temas que autora aborda. Viu um vasinho de planta? Mostre para o bebê. O cheirinho do almoço da vizinha espalhou-se pelo elevador? Conte para o bebê. O vizinho gritou gol? Tem festa por perto? Passou uma ambulância? Nada de sustos! Retome o livro e, juntos, percebam o entorno, construindo a memória afetiva da família sobre o lugar onde vocês vivem!

03

Palavra da especialista

É exatamente esta a importância deste pequeno livro de Bia Villela, que intencionalmente escreveu e ilustrou um livro para ler, olhar, escutar e explorar... Um livro planejado para a chamar a atenção do nosso pequeno leitor acerca de detalhes do nosso entorno que geralmente passam desapercebidos na nossa correria diária. O mais interessante é que o livro termina com a frase que dá título à obra: "o que é que tem no seu quintal?", convidando o leitor a realizar aquilo que venho chamando de "interpretação criativa", ou seja, interpretar o texto para criar algo próprio e original.

04

Onde encontrar?

Mais fácil encontrar o livro nas lojas virtuais da Saraiva ou da Cultura. Ou, se tiver um livreiro que forneça os seus livros, peça para ele encomendar na própria editora. O título aqui sugerido faz parte da coleção "Aqui e Ali", formada também pelos livros "O que é que tem no seu caminho?" e "O que é que tem naquela mata?". Confira!

05

Tome nota!

Título: O que é que tem no seu quintal?

Autora e ilustradora: Bia Villela

Editora: Editora Moderna

Destaque
Tags
bottom of page