top of page

Espaços de leitura: a Livraria da Vila

O espaço não é nada babyfriendly. Pelo contrário. O banheiro das crianças é o mesmo dos adultos. Semana passada, quando estive por lá, estava inclusive com um odor desagradável... Para chegar aos livros infantis é preciso descer uma escada que parece que fica ainda mais estreita quando você está acompanhado de criança pequena. Não vá de salto, pois realmente pode ser perigoso caso esteja com um bebê no colo. A sessão infantil até que é grande, mas a circulação fica prejudicada pelas estantes altas que formam os corredores centrais. Eu me sinto sufocada e perdida, não sei para onde olhar. Tirar um livro da prateleira é uma aventura: estão todos tão socados, tão apertados, tão espremidos que você puxa um e vem mais um monte junto. O resultado é que você passa vergonha, pois os livros geralmente vão parar no chão. Os atendentes parecem estar sempre com pressa e com cara de não tenho tempo para te atender... Está certo que, na última vez que fui lá, uma jovem livreira falou de forma bem interessante sobre os livros. Tenho que admitir que, pelo menos nesta ocasião, fui bem atendida.

Então, por que recomendo a Livraria da Vila de Pinheiros como um espaço de leitura importante na formação do bebê leitor?

Por uma questão de reverência: a Vila foi uma das primeiras livrarias a investir pesado em livros infantis de qualidade. No começo dos anos 90, inclusive, apoiou fortemente autores e ilustradores estreantes, tornando-se um polo importante na divulgação da literatura infantil nacional. Foi uma parceira importante da editora Cia das Letrinhas e, juntas, agitaram o mercado editorial naquela ocasião. Eu mesma comecei aprender sobre literatura infantil nesta livraria. Dava aulas em uma escolinha de educação infantil e fazia faculdade, mas sempre que sobrava um tempinho corria até Pinheiros para fazer minhas pesquisas.

Por isso, super indico uma visita a este espaço de leitura. Talvez não com o bebê, mas com certeza para passar algumas horas entre aquele montão de livros e descobrir publicações que com certeza tornarão a sua bebeteca ainda mais bacana. Se você for, repare como eles organizam livros por autores. Acredito que seja a livraria de São Paulo que faz isso com o maior número de autores: de Heloisa Prieto a Ana Maria Machado. Aproveite!

Dica: Livraria da Vila / Unidade Fradique

Fica: Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros/São Paulo

Melhor dia: De segunda à sexta, de preferência na parte da manhã

Fique de olho na programação: www.livrariadavila.com.br

Destaque
Tags
bottom of page