top of page

Para além dos livros das crianças


Os livros que marcam a infância dos nossos filhos não são apenas aqueles que compramos para eles, mas também aqueles que compramos para nós pensando neles. Quando meus filhos nasceram, livros como “O bebê” e “Nana nenê” ficaram anos a fio no meu criado mudo esperando uma consulta rápida que me trouxesse conforto. Alguns títulos mais divertidos também coabitaram aquele espaço eterno de leitura: “Desenhando com os dedos”, “A arte de brincar”, “O livro das garotas audaciosas”, “Manual do mundo”... Mesmo agora com eles crescidos, volta e meia me vejo escolhendo um livro de culinária, por exemplo, pensando no sucesso que ele pode fazer entre os meus bebês agora adolescentes.

Em minha opinião, esses livros que passam a integrar a nossa biblioteca depois que os filhos nascem são essenciais para a interação familiar. Trazem ideias, dão dicas e até nos ajudam a resolver problemas como o que fazer em uma tarde chuvosa no sítio sem TV a cabo. São praticamente livros de autoajuda que nos dão uma forcinha na complexa tarefa de cuidar e educar os filhos, em todos os sentidos.

“Quem vem lá, música e brincadeira para o bebê” se encaixa nesta prateleira de livros e foi uma adorável surpresa conhecê-lo. Musicista e professora, a autora Margareth Darezzo dá aulas de música para bebês há mais de 20 anos. Ela criou um repertório próprio e cheio de graça, no qual a rotina da criança pequena é destacada. Tem música para o banho, para a troca da fralda, para a hora de brincadeira, para a hora de dormir. Mas não é só isso...

Por ser educadora, a autora tem uma forte preocupação com a educação musical do bebê. A obra estimula a aprendizagem de ritmos e a percepção musical. Mesmo que você não seja músico, o livro traz muitas informações sobre como explorar cada uma das canções: da organização do ambiente ao modo de cantar. Para cada canção, orientações de como gesticular para o bebê, olhar para o bebê e até mesmo sobre como tocá-lo. Essa tríade som+toque+visão é muito importante, pois quanto menor a criança mais importante é interagir com ela de forma integral para que ela possa criar referencias sobre o mundo ao seu redor. Ela constrói pistas a partir de indicações mínimas, que às vezes sequer nos damos conta. Por isso não basta apenas colocar música para o seu bebê ouvir, é preciso fazer exatamente o que essa obra tão generosa em termos de conteúdo, sugestões, dicas e conselhos faz: estar presente de corpo e a alma quando estiver com o seu bebê. Eu amei!

Livro: "Quem vem lá - música e brincadeira para o bebê"

Autora: Margareth Darezzo

Editora: Melhoramentos

Destaque
Tags
bottom of page