© 2015 por Bebê Leitor. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Tags
Destaque

O que é o Bebê Leitor

1/1
Please reload

Espaços de leitura: a Livraria do Elefante

29.01.2017

 

 

Uma pequena livraria especializada em livros infantis, toda decorada com lindas ilustrações retiradas de livros incríveis. Sonho? Sim, sempre foi um dos meus sonhos. Com um detalhe: uma livraria em uma cidade pequena. Ou pelo, menos, um pouco menor do que São Paulo. Imagine a minha reação quando ouvi falar pela primeira vez da Livraria do Elefante, localizada em Sorocaba!

 

O fato é que a Elefante traz uma cuidadosa seleção de livros para a garotada, cantinho especial para os bebês, programação que reúne literatura, música e arte. Tem atração para os adultos e, é claro, para as crianças. Um espaço reservado com muitos papéis, pincéis e tintas compõe um simpático atelier. Eu quero!  Quando descobri que uma das sócias era a Silvana Rando (autora do personagem Gildo, já indicado aqui no blog Bebê Leitor), “invejei” de vez: sempre quis ser dona de uma livraria e também ilustradora...

 

Acompanho há algum tempo o trabalho primoroso que a Livraria do Elefante realiza para difundir a leitura e a literatura e gosto de tudo que este espaço oferece. Tanto que nestas férias de janeiro planejei visitar a livraria com a família.  

 

Já tinha tudo programado para a segunda semana de janeiro quando, no finalzinho de dezembro, Silvana postou no facebook a fotografia de um cachorro tristonho, o Juscelino. Era um cachorro de rua, todo magrinho, doentinho e ainda por cima com os ossos quebrados devido a um provável atropelamento. Precisava de um dono. Eu quero muiittooo!

 

Sim, este ano resolvi mudar as minhas promessas de ano novo. Nada de emagrecer e fazer mais ginástica (não costumo cumprir isso mesmo). Na minha lista anotei em primeiro lugar: adotar um cachorro de rua, adulto (o segundo item da lista, assistir a filmes do meu gosto com meus filhos, eu comento em outro post). Já adotei vários cãezinhos, mas sempre bebês. Este ano queria um adulto, de rua.

 

Telefono correndo para a Silvana e aviso que o Juscelino é meu!  Aproveito para me apresentar e combinar que iria pessoalmente pegar o Ju, pois aproveitaria a viagem para conhecer a livraria. Silvana me apresenta a Maria Cristina Perez Vilas, sua sócia de Silvana na Elefante e, ahá, uma grande cachorreira. Foi ela quem resgatou o Juscelino, levou-o ao veterinário e pagou por todo o tratamento. Cris é pedagoga e também se dedica ao tema da leitura e da literatura através de eventos relacionados à formação de professores. A combinação não poderia ser mais perfeita: uma escritora/ilustradora e uma pedagoga/educadora juntas na condução de um negócio tão precioso como a Livraria do Elefante.

 

É visível que as duas juntas, a Silvana e a Cris, não se preocupam apenas em vender livros, mas também em formar leitores e criar uma comunidade voltada à criança e à literatura infantil. O espaço da livraria é realmente lindo e por todos os lados que nossos olhos vagueiam encontramos elementos de qualidade que nos sensibilizam. Detalhes da decoração, a seleção de livros, o convite para sentar e ler. A oportunidade de frequentar (ou pelo menos conhecer) uma livraria como esta é única e eu agradeço à Silvana e à Cris por isso (e também pelo Juscelino, é claro).

 

Para quem mora em Sorocaba ou nas cidades próximas, vale à pena conferir a programação dos sábados e fazer da visita à livraria um programa da rotina da família. Para quem mora mais longe, como eu, meu convite é para embarcar com a família em uma pequena viagem, com direito a um almoço gostoso, e fazer da visita à livraria um grande evento. Às vezes nos deslocamos um monte apenas para visitar um parque de diversões... Por que não nos deslocarmos para visitar uma livraria?!

 

Fui até Sorocaba com meus filhos durante um passeio que costumo chamar de "passeio da mamãe". A viagem nos rendeu muitas conversas sobre livros, livrarias, passeios em família e cachorros. Está certo que a adoção do Juscelino provocou uma (grande) emoção extra, mas tenho certeza de que a visita à Livraria do Elefante ficou no coração deles e ajudou a ampliar o prazer de frequentar uma livraria. Maria Gabriela já na ida manifestou que queria ser dona de uma livraria. Saiu mais convicta ainda. Às vésperas do vestibular, queria saber o que precisa estudar para ter uma livraria. Logo respondi: “Tem que ler e amar os livros, filha. E, como a Silvana e a Cris nos mostraram, tem que entender o compromisso com os leitores”.

 

Conhecimento e compromisso são dois adjetivos que definem bem o trabalho da Silvana e da Cris. Graça, sensibilidade e harmonia. Três palavras que apresentam muito bem o espaço da Livraria do Elefante. Um espaço obrigatório, na minha opinião, na formação do bebê leitor (e da nossa também!).

 

Dica: Livraria do Elefante

Fica: Rua Doutor Arthur Gomes, 89 - Centro/Sorocaba

Melhor dia: Aos sábados, de acordo com a programação especial para a garotada

Fique de olho na programação: www.livrariadoelefante.com.br 

 

P.S. O Juscelino virou Juca e já teve alta. É alegre, brincalhão é já comeu dois sapatos meus e uma bola do Fernando. Valeu meninas!

 

Please reload