top of page

Resenha: "E você?"


01

Por que ler?

Arquiteta de formação, essa pernambucana apaixonou-se pela literatura infantojuvenil há mais de 20 anos. Já ilustrou mais de 60 obras e seu amor pela arte de ilustrar foi tão grande que logo partiu para produções autorais. Tem 25 livros publicados até o momento, muitos deles premiados no Brasil - FNLIJ (RIO), Açorianos (Porto Alegre) e Jabuti (São Paulo) - e no exterior, prêmio White Ravens 2016 (muito importante!). Atualmente compartilha suas experiências com jovens ilustradores, atuando na sua formação através da escola Usina de Imagens. Ufa, que currículo, não é mesmo?! Só por isso Rosinha já merece a atenção de todos nós. Aqui no blog destacamos o livro "E você?", lançado em 2016. Seu conteúdo é um clássico no segmento editorial de 0 a 3 anos: os números e a contagem de 1 a 10. Tem milhares de livros para bebês com essa temática. Mas já reparou como é chato ler este tipo de livro? Geralmente eles apresentam a fotografia ou a ilustração de uma bola, duas bolas, três bolas... Um pato, dois patos, três patos... Que tédio! Não há como fazer um bebê se apaixonar pela leitura e pelos livros desse jeito. A leitura não gera assunto! Mas "E você?" é diferente. Uma ilustração delicada logo no começo do livro já indica ao leitor que há um percurso narrativo a ser seguido e que se alguém está esperando apenas um simples exercício de contagem vai se decepcionar... Trata-se de uma criança que olha por uma janela. E o que ela vê? Com seus olhinhos, ela vê um elefante sozinho, quatro cavalos-marinhos, dez velozes passarinhos... Quando li o livro pela primeira vez me lembrei de uma brincadeira que fazíamos no carro quando as crianças eram pequenas (na realidade ainda fazemos). Como meu marido é filho de uruguaios, a brincadeira acontecia em espanhol: "veo, veo" / "que vês?" / "yo veo...". E pela janela do carro, o mestre da brincadeira localizava um objeto qualquer que os demais tinha que adivinhar qual era. A graça é que, como o carro estava em movimento, tínhamos que ser muito rápidos para discriminar a paisagem ao nosso redor e localizar o tal objeto. É isso que Rosinha nos propõe neste seu simpático livro: a ilustração de cada dupla de páginas é cheia de elementos divertidos, todos eles relacionados a animais. De elefantes voadores a sapos dançarinos... E o texto nos convida a encontrar onde estão os dois coelhos com seus focinhos ou os cinco tucanos no ninho. A contagem acaba sendo um elemento secundário, pois a gente se diverte passeando com os olhos por cada ilustração e achando graça nas maluquices dos bichos da Rosinha. E o final não poderia ser melhor: um delicioso convite para o leitor dizer o que, com seus próprios olhinhos, ele vê... Charmoso, bem humorado e inteligente são três adjetivos que, para mim, definem perfeitamente "E você?".

02

Como ler?

Essa leitura vai ser uma aventura e tanto. Tem muita coisa para olhar em cada dupla de páginas. E não tem como não se surpreender! Logo, a leitura do texto pede uma parada mais longa para conversar. Comente sobre aquilo que você vê com o bebê. Dê a sua opinião. Já viu macaco sanfoneiro? Nossa, eu nunca vi. Conte em voz alta. Use o dedo indicador para localizar na página os animais e os objetos que os acompanham. Esse procedimento super simples é fundamental para a criança pequena, que ainda está descobrindo como funciona a relação entre aquilo que se fala (ou se lê em voz alta) com as imagens do texto (sejam elas as ilustrações ou as marcas gráficas do texto, ou seja, as letras impressas). Depois, não há como não aceitar o convite da Rosinha e se aproximar de uma janela para olhar a paisagem e descobrir um montão de coisas. Aproveite para contar aquilo que é visto: quantos carros passam, quantas pessoas, olha aí um, dois, três passarinhos voando no céu... Delícia poder apreciar a paisagem com o bebê no colo!

03

Palavra da especialista

"E você?" é um livro que proporciona experiências leitoras formidáveis. Já comentei sobre o jeito divertido com o qual as ilustrações convidam o leitor a passear por elas até localizar os elementos que o texto apresenta. Mas a obra também se destaca pela delicadeza da sua narrativa textual, todo ela rimada: "eu vejo com meus olhinhos... passarinhos / ninhos / cavalo-marinhos / vizinhos / adivinhos". Gosto dessa brincadeira com as palavras. Aliás, amo! Depois da leitura do livro, é possível prosseguir com ela nas conversas do dia a dia com o bebê: "eu, mamãe, vejo com meus olhinhos... um pezinho / o narizinho / um beijinho". Esta relação entre o livro e o nosso cotidiano é a chave para a criança compreender as inúmeras contribuições que a leitura pode trazer para nós pessoalmente, ou seja, o quanto ela pode enriquecer nossas ações, pensamentos e sentimentos. Nossa maneira de enxergar e lidar com as coisas pode ser transformada e a delicadeza desse texto da Rosinha vai deixar o leitor, sem dúvida alguma, mais poético... E o final do livro é sensacional. Traduz perfeitamente o conceito de interpretação criativa que costumo explorar nas minhas obras. Uma interpretação que pede imaginação, criação, liberdade. Apresentar este livro para o bebê leitor é um passo certo para ajudá-lo a construir uma relação de prazer com a leitura!!!

04

Onde encontrar?

Eu comprei o meu exemplar na Feira do Livro da USP, mas o livro é um lançamento e acredito que é fácil encontrá-lo nas livrarias. Mas fica a dica: se você não tiver um livreiro amigo, compre diretamente na loja virtual da própria editora, a Jujuba. Mais rápido e tranquilo!

05

Tome nota!

Título: E você?

Autora: Rosinha (texto e ilustração)

Editora: Jujuba

Destaque
Tags
bottom of page