© 2015 por Bebê Leitor. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

DIZEM POR AÍ...

A literatura na formação do leitor

por Heloisa Prieto (autora, pesquisadora e metre em teoria literária)

em  Vídeo Nova Escola - jul/2015

 

A querida Heloisa conta como a literatura influenciou a sua formação como leitora desde menina e como foi importante as dicas de livros que os adultos ao seu redor lhe deram: dos tios aventureiros aos professores da escola. Um relato emocionante de quem começou lendo e hoje escreve maravilhosamente!

(re)Descobrindo-se com os livros

por Bia Reis (jornalista e crítica literária) 

em Artigo no Jornal O Estado de S. Paulo - out/2017

 

Em belo artigo sobre a infância e a literatura, Bia Reis descreve o potencial da leitura em ajudar a criança a se identificar com o outro e a descobrir-se como indivíduo através das histórias que despertam empatia e sentimentos.

5 ideias sobre como conversar com seu filho

por Paula Adamo (jornalista)

em  UOL - ago/2017

 

É isso mesmo: o bate papo com o bebê pode ajudar a desenvolver o seu cérebro. Quanto mais variado o assunto, melhor. E é aí que a leitura entra: mais um assunto para conversar com o bebê.

A literatura nos torna mais humanos

por Antonio Cândido (literato, ensaísta e crítico brasileiro)

em  Vídeo CEDAC - abril/2014

 

Nessa emocionante entrevista, Antonio Candido reflete sobre a importância da literatura e da leitura para a formação da nossa humanidade, resgatando a importância das narrativas no dia a dia da criança. 

Desafios na formação dos leitores na escola

por Denise Guilherme (pedagoga e especialista em literatura infantil)

em  Nova Escola - nov/2013

 

É preciso escolher bons livros, garantir a diversidade de gêneros e levar em conta as preferências das crianças e dos adolescentes. A reflexão é válida também para a formação do leitor em casa, promovida pela família.

Ler ou contar histórias?

por Ilan Brenman (psicólogo, doutor em educação e autor)

em Espaço do Educador/Aletria - jun/2017

 

Existe diferença entre ler uma história a partir de um livro ou ouvi-la através da narração imaginativa de um contador de histórias? Para o escritor Ilan Brenman o que muda é justamente aquilo que permanece: quando o contador se vai, a história parte com ele. E com o livro, o que fica?!

Por que ler para o bebê?

por Lô Carvalho (pedagoga, autora e especialista em literatura infantil)

em Revista Pais & Filhos - ago/2017

 

Quais motivos levam os pais a optarem por incluir a leitura na rotina dos filhos pequenos? Tem gente que argumenta a favor da alfabetização, outros falam de desenvolvimento. Mas já pensou em incluir o amor nessas justificativas?!

Diga-me onde moras e te direi se lês

por Patrícia Auerbach (arquiteta, pedagoga, autora e ilustradora)

em Blog UBU - ago/2017

 

O que fazer para o filho gostar de ler? A reflexão da escritora de livros infantis Patricia Auerbach começa com este quertionamento.

Nenhuma criança nasce gostando de ler

por Leandro Karnal (historiador, ensaísta e crítico brasileiro)

em  Vídeo BandNews TV - dez/2016

 

Então vamos ensiná-la a amar os livros. Da mesma forma que apresentamos os alimentos, pais e professores podem e devem mostrar à criança a leitura como uma fonte preciosa de entretenimento...

Por que contar histórias?

por Penelópe Martins (contadora de histórias, autora e blogueira) 

em Vídeo em Toda hora tem histórias - ago/2017

 

Por que contar histórias? A narradora e poeta Penélope Martins nos convida a refletir sobre o assunto a partir da nossa condição humana, lembrando que a narração oral é mais antiga que a leitura...

Os estímulos e o desenvolvimento do bebê

por Dr jack Shonkoff (pesuisador da Universidade de Harvard)

em  Documentário O começo da Vida - 2016

 

Tal como as bases de uma casa bem construída, o cérebro humano se desenvolve de forma mais sólida quando afeto e estímulo são dados ao bebê desde que ele nasce. Um relato sensível que nos convida a refletir sobre a importância da leitura para bebês no desenvolvimento infantil.