top of page

Resenha: "Melhor Amigo"

01

Por que ler?

Livros com temáticas positivas sempre me atraíram. Quando lemos para o bebê, é importante transmitir mensagens agradáveis. "Melhor Amigo" trata da amizade entre um bebê e o cachorro da família. Narrado apenas por meio de ilustrações, é um daqueles livros SEN-SA-CIONAIS. Quem tem uma família cachorreira como a minha vai me entender e talvez até chorar como eu durante a leitura deste livro. A história começa com o cachorro ansioso esperando os donos entrarem em casa. O que ele não imagina é que o casal traz consigo mais uma pessoa: o bebê que acaba de nascer. A vida do cachorro se transforma. Por um tempo, ele deixa de ser o centro das atenções. Mas quando o bebê começa a interagir mais e a engatinhar, quem mais desfruta do desenvolvimento do bebê é o cachorro - que ganha um novo amigo. Juntos, a dupla faz um pouco de tudo: brinca com a bolinha, disputa pelos objetos, anda para lá e para cá e no final, uma cena delíciosa: ambos caem no sono juntos. Postei algumas cenas do livro no Face, inclusive esta final da soneca. Vale a pena conferir a delicadeza! Escrito e ilustrado por Flávio Castellan, em parceria com sua esposa Gabi Mariano, "Melhor Amigo" tem uma ilustração com traço simples e poucas cores, um estilo pouco usual nos livros infantis. Eu gosto muito dessa simplicidade e aposto na jovem dupla de autores, torcendo para que eles publiquem cada vez mais!

02

Como ler?

Livros ilustrados, sem texto, exigem um leitor que saiba reconstruir a narrativa por meio de palavras. Isso pode ser feito através de uma narração mais literária ou por meio de uma simples conversa. A primeira pode ser algo que lembra as histórias dos contos de fada, como "era uma vez um cachorro que estava sozinho em casa, esperando seus donos chegarem"; a segunda pode ser apenas uma descrição da cena para o bebê, algo como "tem um cachorro e ele está esperando os donos". As duas opções são bacanas, uma não é melhor do que a outra. Se durante ou após a leitura do livro, o bebê tiver a oportunidade de ter alguma vivência com um cachorro amigo, a experiência leitora ganhará outras dimensões e ficará ainda mais interessante para o nosso jovem leitor. Ele poderá relacionar a história deste livro com a sua própria vida, começando a estabelecer relações incrivelmente complexas e criativas em sua imaginação!

03

Palavra da especialista

Livros com imagens e sem texto são sempre muito recomendados para as crianças. Tenho a firme convicção de que, para a criança pequena, com menos de 6 anos, esse tipo de livro deve ser lido por um adulto que possa ajudá-la a transformar a narrativa visual em palavras. Se não sempre, pelo menos nas primeiras leituras. Dessa forma, ela ganha vocabulário para compreender melhor as ilustrações e, portanto, a própria história que o livro conta. "Melhor amigo" traz a vantagem de contar uma história muito próxima das nossas vidas, o que ajuda os adultos a criarem a sua versão para a narrativa. Além disso, muitos especialistas acham que a ilustração para o bebê deve ser composta por formas geométricas claras e ter um colorido alegre. Eu não acredito nisto. Acho que o bebê pode e deve ter contato com os mais variados estilos visuais e que não existe um que ele compreende mais facilmente do que outros. O estilo do Flávio Castellan é simples mas carregado de significados que podem ser identificados pelo bebê com muita emoção.

04

Onde encontrar?

Experimente comprar diretamente na loja virtual da Editora 34. Caso prefira dar um pulinho até uma loja das grandes redes de livrarias, telefone antes para reservar ou encomendar o seu exemplar da obra. Assim o passeio não será à toa!

05

Tome nota!

Título: Melhor Amigo

Autores: Flávio Castellan e Gabi Mariano

Ilustrador: Flávio Castellan

Editora: Editora 34

Destaque
Tags
bottom of page