top of page

Resenha: "Hora de dormir"


01

Por que ler?

Encontrei essa pérola de livrinho para banho em uma feira de produtos para bebês e o amor foi imediato. Não pelo formato e tampouco pelo acabamento - pois tenho lá as minhas críticas aos livros de plástico para bebês -, mas por ser de uma autora nacional. Ou melhor, uma autora de origem venezuelana que se tornou brasileira por opção há mais de 20 anos. Esse foi o primeiro motivo da minha paixão pela obra: livros para bebês feitos por autores com o jeitinho do Brasil. As ilustrações comprovam isso: tons escuros, fundo marrom lembrando um pedaço de folha de papel kraft, linhas pontilhadas que nos convidam a seguir com o dedo o traçado de cada desenho. Essa Maria Valentina é mesmo incrível! E ousada!! Pesquisando a sua bio, descobri que ela está mais presente em nossas vidas do que imaginava: da revista da TAM às almofadas da Tok Stok. Tudo que vi, apaixonei. Um trabalho sério e maduro. Sobre os livros infantis, encontrei pouca informação na internet, mas todas elas relevantes. Nesta pequena coleção publicada pela Editora Callis, ela trabalha como autora do texto, além de ilustradora, em três livrinhos que abordam os temas clássicos da literatura para bebês: a hora de comer, de tomar banho e de dormir. Muito bacana ver os temas e os formatos dos lançamentos mundiais na (re)leitura de uma "brasileira" tão talentosa. Ela me confidenciou que fez esses livros pensando na filha mais velha. Uma história longa e divertida que conto na entrevista especial na seção "Entrevista" deste blog. Por que o nosso bebê leitor deve conhecer esta pérola de livro? Para ter uma experiência estética variada, moderna e implícita - que nos faz pensar, e muito! É importante lembrar que os livros não apenas moldam as nossas mentes, mas também educam o nosso olhar. Viva a diversidade! Meu filho, aqui do meu lado enquanto escrevo este post, também destaca o papel formativo da obra em função do seu tema. Para ele, o trecho que nos lembra sobre escovar os dentes é o mais importante. Não é para menos: aos 12 anos ele ainda esquece de fazer isto antes de dormir. É verdade, a relevância da obra também está pela função educativa que ela pode exercer sobre o nosso pequeno leitor. Mas não é apenas por isto que ela deve ser lida, pois o trabalho desta autora / ilustradora tão autêntica vai muito além...

02

Como ler?

Se a ilustração nos surpreende pela qualidade e por proporcionar uma bela conversa com o bebê leitor, o texto não deixa por menos. Usando a fórmula básica de uma (ou algumas poucas) palavra por página, a leitura do livro se torna ainda mais interessante pelas relações que seu texto nos convida a fazer. Em um trecho do livro, aparecem apenas o nome de dois objetos: pasta de dente e escova de dentes. A linha pontilhada do desenho une os dois, estimulando um super bate papo com o bebê: na escova do papai e da mamãe a gente coloca a pasta, na do bebê não... E por aí vai. Trata-se de uma obra que pede uma leitura emocionada. Para mim, o leitinho, os dentinhos brilhando de tão limpinhos e até o cachorrinho que já está dormindo são pura emoção. Por ser de plástico, é para ler apenas durante o banho? Nada disso. Afinal, é um livro para a hora de dormir... Ideal, portanto, para aqueles 15 minutinhos antes das luzes se apagarem e o bebê ficar quietinho (ou os pais do bebê caírem em um sono profundo de tão cansados - como era o nosso caso em casa). Por ser de plástico, é mais resistente às mãozinhas úmidas e agitadas do bebê. Mas não se iluda: se o bebê tem um objeto qualquer nas mãos, ele precisa de supervisão de um adulto. Sempre, mesmo que seja um livro de plástico! Visite a página do Facebook e conheça um pouco mais sobre a obra.

03

Palavra da especialista

Diversidade é tudo na formação de uma criança. Nós em casa somos super tradicionais e quase sempre os mesmos: mesma comida, mesmos passeios, mesmos amigos, mesmos lugares, mesmo estilo de se vestir... Ufa, meus filhos vivem me criticando por ser "tão bege e tão sorvete de creme"! Por sorte os livros nos trouxeram um pouco dessa diversidade para dentro de casa. No caso da obra "Hora de dormir" trata-se de uma diversidade estética, algo fundamental. Se os livros da biblioteca do seu bebê são todos super rosas, está na hora de rever alguma coisa. Aproveite a dica deste post e amplie a experiência visual do seu bebê. Ah, "Hora de dormir" faz parte de uma coleção de 3 livros com as temáticas principais do dia a dia do bebê: dormir, comer e tomar banho. Aproveite todos eles e ensine o seu bebê leitor o prazer de colecionar livros.

04

Onde encontrar?

Comprei o livro em 2015 e a vendedora me disse que a tiragem dos livros desta coleção estava começando a esgotar e que a editora não tinha interesse em fazer uma nova tiragem. Segundo ela, os livros foram impressos na China e a impressão deu muito trabalho. De fato, no dia em que postei este artigo constatei no site da editora que a obra não constava no catálogo de 2016. Tampouco encontrei a obra à venda nas lojas virtuais da editora e das grandes redes de livrarias. Conversei com a autora e sugeri que ela vendesse os livros diretamente pela sua loja virtual no Face (valentina fg). Essa é a melhor opção. Caso não encontre, busque nos sebos virtuais. Encontrei este livro em alguns deles com o preço bem acessível, assim como os outros dois que integram a coleção: "Hora do banho" e "Hora de comer". Vale a pena!

05

Tome nota!

Título: Hora de dormir

Autora e ilustradora: Maria Valentina

Editora: Callis

Destaque
Tags
bottom of page