top of page

Resenha: "Tem bicho que gosta"


01

Por que ler?

Conheci o Toni e a Laíse quando só fazia livro didático. Eles me trouxeram um livro grande, todo amarelo e com um papagaio super simpático na capa. Queriam saber a minha opinião. Apaixonei, é claro. Mas que pena... Naquela ocasião não publicava livros de literatura. Guardei na estante e toda vez que cansava de escrever os didáticos, buscava em minha biblioteca o conforto do "Tem bicho que gosta" e sonhava com ele. Tão inteligente e com ilustrações tão bonitas, fortes, cores vibrantes em um fundo preto, sutis por que não revelam tudo. Um livro enorme, para ser abraçado. Um livro que nos traz informação e nos faz pensar sobre os outros e sobre nós mesmos... Os autores são casados e trabalham na área de publicidade. Fiquei encantada com a capacidade deles de se comunicar com a criança pequena. Eles falam dos bichos de forma singela, contando com poucas palavras o que cada um deles gosta: o pinguim de andar aos milhares, a hiena de dar risadas e por aí vai. Quando fundei a Bamboozinho em 2013, este foi o título que inaugurou o nosso catálogo (já vou logo avisando que, sim, falarei também dos livros da minha editora, e com muito orgulho - seria hipocrisia deixar o meu próprio trabalho de fora, não é mesmo?!). O livro acabou virando uma coleção com quatro títulos e o que eu mais gosto em todos eles é o conceito de leitura que eles trazem: a leitura criativa, convidando o bebê leitor a ler para criar algo a partir da obra, seja no plano gestual, como verbal e lúdico. Sou fã da dupla Toni & Laíse. Eles têm outros títulos publicados por outras editoras, que também entrarão nesta lista dos +100 Nacionais.

02

Como ler?

O texto é curtinho e a frase de abertura marca o ritmo da leitura: "tem bicho que gosta de...". Cada bicho com suas características; cada bicho com seu gosto. São 14 bichos, bem diferentes entre si. O texto é simples, mas rende que dá gosto. Aproveite para comparar os gostos de cada animal com os gostos do bebê, os seus e os das outras pessoas com as quais ele convive. Se tiver animais de estimação por perto, fale deles também e incorpore a expressão "gosta de" em suas conversas diárias com o bebê. As ilustrações são marcantes. Dá para comentar cada uma delas. O bebê maiorzinho irá se divertir em desenhar estes e outros bichos também. Se possível, traga papel com fundo preto e giz de cera para ele recriar as ilustrações do livro. Mantenha o livro bem aberto na frente do seu bebê para que ele possa ter uma boa visão das ilustrações.

03

Palavra da especialista

"Tem bicho que gosta" faz parte de uma coleção de 04 livros bem grandões que também contam o que os bichos são, têm e sabem. No final de todos eles, o leitor é convidado a falar sobre aquilo que é, gosta, tem e sabe - promovendo uma verdadeira interação entre o bebê e o adulto que lê para ele. Não tenha medo do tamanho dos livros. Eles são grandes e é muito importante que o bebê leitor conheça e explore livros com diferentes conceitos - e não apenas livros de plástico. Os formatos, o acabamento, se é de papel, acartonado, tecido ou plástico... Esses são critérios para a composição da biblioteca do seu bebê e viva a diversidade!

04

Onde encontrar?

Mais fácil encontrar o livro na loja virtual da Bamboozinho. Além do título aqui indicado, a coleção "Tem Bicho Que" tem mais três títulos: "Tem bicho que é", "Tem bicho que sabe" e "Tem bicho que tem". Aproveite as promoções que todo mês ocorrem na Bamboozinho e fique de olho na programação de eventos que a editora promove, pois é possível que você encontre os autores nas escolas, nas feiras de livros e até nas livrarias.

05

Tome nota!

Título: Tem bicho que gosta

Autores (texto e ilustração): Toni & Laíse

Editora: Bamboozinho

Destaque
Tags
bottom of page