top of page

Resenha: "Coletivos"


01

Por que ler?

"Coletivos" em português, "On the table" em inglês. O humor do livro já aparece no título. Eis um bom motivo para ler esta obra para o seu bebê leitor. Outro motivo é o autor, que atua no mercado editorial como ilustrador e há alguns anos se dedica a trabalhos autorais. Seu traço é simples, delicado e muito simpático. É fofo, mas nada clichê. Pesquisador, impossível não perceber que há estudo por detrás dos seus desenhos. Por isso mesmo, acredito que a experiência estética que a obra promove é mais um motivo para o seu bebê desfrutá-la. Livro de uma palavra por dupla de páginas, as conversas que cada uma delas rende são intermináveis. Esse é outro diferencial da obra: o texto é composto por substantivos simples e coletivos relacionados aos animais, sempre apresentados com muita graça pelas ilustrações - que, na realidade, contam uma história a parte. E como a noção de quantidades é um tema recorrente na literatura para bebês, nada melhor do que explorá-la por meio de um livro que não despreza a inteligência da criança e muito menos dos seus pais. Ufa! Agradeço ao Kondo por acreditar que merecemos uma literatura de qualidade. A proposta do livro também traz o texto em inglês. Bacana para as família que têm necessidade e/ou interesse no bilinguismo. Mas o valor da obra independente deste "a mais". Quem não tiver curiosidade na parte traduzida para o inglês, pode ignorá-la. Ela complementa, mas não é indispensável.

02

Como ler?

A leitura das palavras que aparecem em cada dupla de páginas do livro fica enriquecida com a descrição, em voz alta, do conteúdo das ilustrações que as acompanham (principalmente se à descrição forem acrescidos comentários pessoais). Na primeira dupla, o vocábulo é abelha (bee). A abelha danada pousa no fucinho do ursinho que, guloso, tem mel espalhado por toda a boca. Hummmm, que delícia! Na dupla seguinte, o ursinho está fugindo apavorado... O que será que aconteceu?! A danada da abelha chamou a todos na colmeia e o resultado é que agora o ursinho não tem apenas uma abelha interessada no seu mel mas, sim, um enxame delas (swarm, em inglês)! Este é o tom da narrativa: bem brincalhão e com informações adicionais nas imagens que podem gerar outras histórias. Alguém pode achar que as palavras, principalmente os coletivos são pouco usuais e, portanto, difíceis para o bebê. Bobagem. As palavras nunca são difíceis. Elas são o que são e por mais raro que possa ser em nosso dia a dia usar, por exemplo, o termo cáfila para falar de um montão de camelos, sempre é bom aprender novas palavras, não e mesmo?! Divertido também contar, com o bebê, quantos animais aparecem para ilustrar os coletivos: três lobos, seis morcegos, dezenas de formigas, centenas de peixes e milhares de abelhas... Adoro quando a criança é estimulada desde cedo a pensar!!!

03

Palavra da especialista

Este é um livro para preservar na biblioteca do bebê para além dos 3 anos pois permite múltiplas leituras, cada vez mais sofisticadas. As historinhas que cada ilustração traz, a relação entre os substantivos simples e os coletivos, as quantidades, os termos em inglês. É muita informação até mesmo para nós, adultos. Ter uma biblioteca significa isso: poder visitar várias vezes os livros que nos marcaram e apreciá-los de forma diferente a cada leitura. Os livros crescem com a gente... Eu mesma sou a prova disso: estou agora falando um monte de livros infantis que, de um modo ou de outro, "cresceram" nos últimos anos com a minha família. E o divertido é que meus filhos, a cada post que envolve um livro da infância deles, relembram como gostavam de cada um deles!

04

Onde encontrar?

O livro é um lançamento recente e está disponível em diversas lojas virtuais. Vale a pena, antes de comprar, fazer uma pesquisa de preço, pois constatei uma diferença de até 10 reais entre uma loja virtual e outra. Mas atenção aos valores do frete, pois nem sempre a loja que oferece o livro com menor preço tem o frete mais baixo.

05

Tome nota!

Título: Coletivos - on the table

Autor e ilustrador: Daniel Kondo

Editora: Companhia das Letrinhas

Destaque
Tags
bottom of page