top of page

Resenha: "Natureza maluca"

01

Por que ler?

Edgard Bittencourt é um profissional para lá de corajoso. Além dos livros infantis, desenvolve um trabalho gráfico super interessante, imprimindo seu estilo em camisetas, moletons, adesivos e até mesmo em bichinhos de pelúcia. Seu tema preferido são os animais, de preferência os da fauna brasileira. E mais: centraliza a comercialização de seu trabalho em uma pequena livraria em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira. Um batalhador! Só por isso já valeria a pena conhecer esse seu livro, que reúne lindas ilustrações a um texto divertido e inteligente. O tema "animais" é frequente na literatura para bebês. Mas apresentá-los por meio de desenhos marcantes proporcionará uma experiência estética diferente para o bebê. Outro fator importante é a seleção de animais: coruja, rato, aranha, borboleta, peixe... Até mesmo o pavão, que ilustra a capa do livro com sua elegante cauda toda aberta, irá deixar nosso pequeno leitor bastante curioso. Conhecendo um maior número de animais, sua capacidade de identificar e relacionar fica potencializada, não é mesmo?! Mas a qualidade da obra não para por aí. O texto apresenta características dos animais de forma instigante, chamando a atenção para o que parece ser uma oposição. Alguns animais são ativos durante o dia; outros, durante a noite. Uns são grandes; outros, pequenos. Uns parecem a gente; outros são bem diferente... Tenho certeza de que toda a família se divertirá muito com essa pequena pérola da literatura nacional!

02

Como ler?

Estimule o seu bebê leitor a compreender a oposição que o texto apresenta. Grande e pequeno, diurno e noturno etc. e tal, trazendo o tema para o seu dia a dia. Sempre que surgir a oportunidade, mostre para ele que essas oposições também estão presentes em sua vidinha. Justamente por não ser um livro óbvio e nem simplista, o livro renderá muitas conversas neste sentido. O texto, rimado, é uma delícia de ler em voz alta. Ele não traz o nome dos animais. Por isso mesmo, pode ser lido mais de uma vez: em uma primeira leitura, lê-se o texto; em uma segunda leitura, observa-se as ilustrações e o leitor que acompanha o bebê aponta os animais em cada uma delas, falando o nome de cada um deles. Aceite o desafio do autor, exposto ao final do livro, e ajude o seu bebê a conhecer mais de 100 animais! Comece contanto aqueles que estão no livro e incentive-o desde cedo a fazer pequenas contagens.

03

Palavra da especialista

O livro trata, sutilmente, das características dos animais. Esse é um assunto que pode e deve ser apresentado muitas vezes ao bebê. Descrever e comparar essas características é uma forma dele ampliar seu vocabulário, conhecer um pouco mais sobre o mundo e, quem sabe, se tornar um grande apreciador da natureza. Na minha opinião, ao conhecer as características de outros animais, o bebê pode também começar a se conhecer melhor. Afinal, durante à noite ele é dorminhoco ou gosta de ficar acordado? Ele é guloso ou come pouquinho? Ele corre e pula ou fica quietinho? Se possível, convide-o para apreciar os animais tratados neste livro em fotografias e filmes. Que tal visitar um zoológico ou um aquário? Leve o livro junto, assim o bebê terá a oportunidade de vê-los ao vivo. Apreciar a ilustração, observar a fotografia, ver ao vivo... Essa tripla experiência é muito importante para o nosso pequeno leitor. Ah, e guarde o livro para quando ele crescer. Por trazer o texto todo em caixa alta (letras maiúsculas), ele será uma obra de referencia na fase de alfabetização!

04

Onde encontrar?

O livro, publicado há mais de vinte anos, recebeu recentemente uma segunda edição e agora tem a capa verde (o meu exemplar é da primeira edição e tem a capa azul). Reeditado, está fácil encontrá-lo nas livrarias e nas lojas virtuais.

05

Tome nota!

Título: Natureza Maluca

Autor e ilustrador: Edgard Bittencourt

Editora: Martins Fontes

Destaque
Tags
bottom of page