top of page

Resenha: "O Jornal"


01

Por que ler?

Patricia Auberbach sempre conta que a inspiração para seus livros surge do seu dia a dia com os filhos. Em "O Jornal", todos nós nos identificamos com a história. O pai está entretido com o jornal. O filho pequeno pede atenção. Logo as imensas folhas de jornal se transformam em chapéu, espada, barco e dão asas à imaginação da criança. Gosto muito dos livros que, ao término da leitura, inspiram uma ação por parte do leitor. Quando terminamos de ler este livro, é impossível não se inspirar e partir para as dobraduras, transformando a leitura em uma brincadeira divertida. O livro não tem texto, apenas as lindas ilustrações que essa autora-ilustradora nos brinda por sua delicadeza, humor e inteligência. Patricia é formada em publicidade e arquitetura. Mas se realizou profissionalmente ao adentrar pelo universo da arte através da ilustração, conquistando com seu primeiro livro diversos prêmios, além do coração dos leitores. Seu currículo surpreende: também é pedagoga, trabalhando junto a comunidades carentes.

02

Como ler?

Livros que narram a história apenas através de imagens exigem que o leitor adulto prepare a leitura antes de realizá-la para o seu bebê leitor, recriando a história através de um narrativa própria. Isso é ótimo, pois estimula a nossa imaginação e a nossa capacidade de contar histórias - algo que as crianças exigem dos adultos durante vários anos seguidos. Se você é como eu, digamos, com uma inspiração limitada para contar histórias, não se acanhe. A arte de contar histórias pelos pais não precisa ser perfeita. Basta vir do coração. Na falta de uma narrativa grandiosa, experimente descrever aquilo que as cenas mostram. Como a autora imprime conteúdo em seu delicado trabalho, os elementos dessa descrição surgem quase que naturalmente. Procure destacar a emoção do personagem principal, o menino pequeno que quer a atenção do pai e não compreende por que as folhas de papel do jornal são tão interessantes. Apesar do traço ser super simples, a emoção que a autora imprime no rosto do personagem se destaca. Vale sobre ela com o seu bebê. Separe algumas folhas de jornal e faça com o seu bebê, ao final da leitura, lindas dobraduras, tornando este momento de leitura ainda mais especial.

03

Palavra da especialista

A interpretação de um texto é um tema que persegue nossos filhos até o término da escolaridade. Então, se prepare: é impressionante o peso que ela ganha durante o ensino fundamental e, principalmente, no ensino médio. Confesso que agora que meus filhos estão "grandes", fico ainda mais chocada ao ver como as escolas "emburrecem" as crianças quando se trata de interpretar um texto. As atividades e as provas trazem questões genéricas e, ao fim e ao cabo, exigem uma resposta única. Imaginação, liberdade, criação são temas que passam longe... O livro "O Jornal" proporciona, na minha opinião, um exercício de interpretação espontânea, livre e lúdica que pode ser trabalhado desde o começo com o bebê leitor. Apropriar-se de um aspecto do texto, trazê-lo para o dia a dia e transformá-lo em uma ação própria é um excelente exercício de interpretação. Alguns especialistas chamam isto de leitura criativa e valorizam esta ação em função da produção que o pequeno leitor pode realizar a partir do texto. Então aproveite a obra aqui indicada e mostre ao seu bebê leitor que ele pode sim ser livre e espontâneo ao ler e quem ninguém pode tirar isso dele!

04

Onde encontrar?

A autora está em alta e seus livros podem ser encontrado com facilidade nas livrarias e nas lojas virtuais. Aproveite para conhecer também a sequência de "O Jornal", chamada "O lenço" e prepare-se para brincar muito de cabana com seus filhotes!

05

Tome nota!

Título: O Jornal

Autora e ilustradora: Patricia Auerbach

Editora: Brinque-Book

Destaque
Tags
bottom of page