top of page

Resenha: "Gildo e os amigos na escola"


01

Por que ler?

Você se lembra do Garibaldo? Aquela ave amarela, imensa e super desengonçada que sempre queria aprender algo novo? Pois é, quando tinha por volta dos 2-3 anos, Garibaldo era meu ídolo! Amava o Garibaldo e, segundo relatos da minha mãe, não parava de falar nele. Hoje, eu não me lembro do Garibaldo da minha infância e acho que isso acontece por que o meu único contato com ele era por meio da telinha em preto e branco de uma pequena televisão que ficava na cozinha de casa... Coisas dos anos 70: nada de livro, boneco ou brinquedo! Mas o fato é que todos nós precisamos de heróis: figuras que, de alguma forma, nos ajudam a compreender as coisas e a externalizar nossos medos e desejos. Eu tive o Garibaldo e depois dele uma porção de outros heróis e heroínas. Você também deve ter tido os seus... Gildo é um herói. Ele é simpático, amável, fofo, divertido e, acima de tudo, é valente e corajoso. Silvana Rando sabia muito bem o que estava fazendo quando criou Gildo e convidou nossos pequenos leitores para acompanhar a sua trajetória. Sim, é uma verdadeira saga. Afinal, Gildo, como todos os heróis, tem um segredo: ele tem medo de balões de festa! Silvana construiu tão bem o personagem Gildo que por ele recebeu o Prêmio Jabuti 2011! Acredito profundamente, embora possa ser criticada por um suposto "consumismo", que Gildo é um grande personagem e que é maravilhoso as crianças brasileiras poderem amá-lo e desejarem ler os livros do Gildo, colecionar os bonecos, assistir às animações... Isso tudo faz parte da infância e por sorte não estamos mais nos anos 70 e as empresas nacionais se importam em comercializar produtos nacionais em vários suportes e meios: do livro à pelúcia!

02

Como ler?

Livro para banho é de plástico e com poucas páginas - algo em torno de 16, no máximo. Logo, conteúdo e acabamento sugerem que a sua leitura seja realizada, justamente, durante o banho. Uma ótima opção, desde que o livro tenha sido lido também fora da banheira e de preferencia antes do banho para que o bebê leitor possa, durante o banho, "brincar de ler". Traduzindo: que ele possa imitar os procedimentos que observou o adulto realizando: o virar das páginas, o dedinho que aponta para as ilustrações, os comentários sobre os personagens... O bacana é que durante o banho tem sempre um adulto por perto e ele pode comentar os gestos do bebê, criando uma espécie de narrador onisciente que dá palavras e significâncias à ação da criança. Por isso, mesmo que o livro sugira que o bebê pode manipulá-lo com autonomia por conta do acabamento de plástico, teoricamente mais seguro, não deixe o seu bebê sozinho. Vivencie a experiência de ler este livro com ele, sobretudo pela força do personagem, o Gildo. Depois de algumas leituras em conjunto, aí sim deixe o seu bebê leitor curtir, na solidão da sua vidinha de bebê, a experiência de ter um livro nas mãos e de "lê-lo" em silêncio.

03

Palavra da especialista

Coragem é um sentimento muito importante para as crianças pequenas. Façamos rapidamente uma breve lista de todos os desafios que elas precisam enfrentar no seu dia a dia e logo nos damos conta do quão destemidas elas são. Por isso, falar de coragem e superação é muito importante. Desde bebês. E a literatura pode e deve ajudar nessas conversas. Mesmo neste pequeno livro, a coragem está presente. Primeiro por que ela é uma característica marcante do personagem, o Gildo. Depois, por que o tema, escola, é um assunto que, para muitos bebês, demanda uma certa dose de... coragem! E o Gildo vai para a escola numa boa. É isso que o livro mostra: ele encontra os amigos, brinca, toma o lanchinho e até tem a hora da soneca. Uma rotina bem típica das crianças de creche. Caso o seu bebê já vá a escola, poderá se inspirar com o Gildo!

04

Onde encontrar?

Os livros do Gildo estão em quase todas as livrarias, mas sempre é mais fácil comprá-los pela internet. Existem dezenas de livros do personagem, em diversos tamanhos e acabamentos: papel, acartonado, de plástico. A qualidade do texto também varia: com apenas uma palavra por página, uma frase ou narrativas mais longas. O título aqui indicado é apenas uma sugestão. Na coleção de livros de banho do Gildo é possível encontrar mais dois títulos: "Gildo e os amigos no jardim" e "Gildo e os amigos na praia". Você escolhe.No final, tenho certeza de que você vai se apaixonar por todos eles!

05

Tome nota!

Título: Gildo e os amigos na escola

Autora e ilustradora: Silvana Rando

Editora: Brinque-Book

Destaque
Tags
bottom of page