top of page

Resenha: "Tá na hora de dormir"


01

Por que ler?

Ideal para o ritual do soninho da noite, "Tá na hora de dormir" tem como eixo central uma narrativa que destaca a despedida que acompanha o "boa noite". A criança personagem despede-se da bailarina, do caminhão, do robô, da fadinha... Dá boa noite para todo mundo em um ritual que parece não ter fim. O que está acontecendo? Onde ela está? Logo o leitor descobrirá que tudo isso e muito mais são brinquedos do quarto da criança e que, ao fim e ao cabo, está na hora dele, do nosso pequeno leitor, dormir! Já viu isso acontecer de verdade? Uma criança que, para se manter desperta, prolonga a despedida e faz o adulto ao seu lado dar boa noite para a boneca, o ursinho, a outra boneca, o outro ursinho...?! Eu já vi e vivi esta cena durante muitos anos, pois meus bebês tinham a maior dificuldade para dormir. Talvez por isso tenha achado excelente a ideia de colocar o ritual despedida da hora de dormir em um livro. Muitos livros para bebê tratam da hora de dormir mas focando apenas as ações que a antecedem: colocar o pijama, tomar o leitinho, escovar os dentes... Um livro sobre a despedida eu nunca tinha encontrado antes. Saulo Ribas, o autor, é um grande especialista em entretenimento infantil e soube, nesta sua obra, recriar o universo da hora de dormir com muita magia. Uma das suas parceiras preferidas é a Fernanda Ribeiro, uma jovem ilustradora cheia de talento. Basta observar cada uma das ilustrações da obra para perceber os detalhes e a textura que elas apresentam, como se fossem cenas de uma animação! O livro é acompanhado por lindas canções de ninar do grupo musical Meia Dúzia de 3 ou 4, acessadas por meio de um aplicativo. À meia luz, na cama, o bebê leitor pode ler o texto, apreciar as ilustrações e ouvir as canções. O soninho vai chegar tranquilamente, não tenho dúvidas!

02

Como ler?

Trata-se de um livro para ler com humor e, logo após a leitura, recriar na prática a sua narrativa: um convite para dar boa noite para os brinquedos preferidos do seu bebê e transformar a hora de dormir em um momento lúdico e prazeroso. Para os pais e familiares, a obra representa uma oportunidade para refletir sobre o ritual de dormir, fazendo as mudanças e adaptações que cada fase da vidinha do bebê e da criança pequena exige. Por isso mesmo é importante dar especial atenção às indicações que o livro trás no final e compartilhar com o bebê leitor as dicas para se ter uma boa noite de sono. Esse é um tema que deve ser conversado com o bebê para que ele possa ter uma maior consciência de si, principalmente com aqueles que resistem ao sono. Eu sei que existem técnicas e mais técnicas para fazer a criança pequena ter uma boa noite de sono, mas acredito que a literatura pode ajudar a criar rituais e, sobretudo, a dar palavras para a família conversar sobre o assunto. Por sinal, agora que os meus bebês estão adolescentes, posso garantir que o tema se estende para toda a vida dos nossos filhos e sobre ele temos que estar eternamente conversando pois ou eles dormem pouco; ou dormem muito;ou dormem tarde da noite; ou até tarde da manhã; ou dormem durante a aula; ou a tarde toda; ou dormem fora da cama; ou ficam no celular na hora de dormir; ou dormem sem dar boa noite... Isso por que ainda nem cheguei naquela etapa em que dormem fora de casa sem avisar... Ufff!!!

03

Palavra da especialista

Todos os bebês passam por uma fase de brava resistência às imposições de sua rotina quando se dão conta que podem controlar as suas ações com autonomia. Deixam de comer, choram para tomar banho, choram para sair do banho, se jogam no chão quando contrariados e descobrem que podem se valer do seu próprio charme para estender a hora de dormir, burlando toda e qualquer oposição do relógio e do cansaço de seu pais. Criar e recriar rituais é uma das tarefas que a família deve assumir nesses momentos. Para mim, a leitura como ritual para o adormecer, não só do bebê mas de toda a família, é algo maravilhoso, um hábito que se estende por toda a vida. "Tá na hora de dormir" fala de forma poética sobre a despedida da noite, um tema delicado para muitos bebês e muitas crianças - para não dizer difícil! Um livro que inspira o bebê e sua família a criarem o próprio ritual de dormir, tornando este momento único e especial para todos. Ah, é importante destacar que o livro tem um temperinho bem brasileiro. Acolher as manhas da criança pequena é uma prática bem nossa. Somos internacionalmente conhecidos por "mimar" nossos filhos. Nós, brasileiros, e o sul americano de uma forma geral. Por isso "Tá na hora de dormir" é um livro tão importante: por que trata de um tema universal sem perder a nossa brasilidade!

04

Onde encontrar?

O livro é um lançamento deste ano e pode ser encontrado nas lojas da Livraria Cultura e da Livraria Saraiva. Na loja virtual da editora Bamboozinho, é possível comprá-lo de forma mais tranquila, sem sair de casa. Fique de olho nos descontos e nas promoções de frete!

05

Tome nota!

Título: Tá na hora de dormir

Autor: Saulo Ribas

Ilustradora: Fernanda Ribeiro

Editora: Bamboozinho

Destaque
Tags
bottom of page