top of page

Resenha: "Um abraço passo a passo"

01

Por que ler?

Quando li pela primeira vez este 17o livro da lista dodos TOP100 nacionais para o bebê, meus olhos se encheram de lágrimas e quase morri de saudades... Saudades da Gabi, 11 meses, querendo ficar de pé e batendo palmas para comemorar a proeza de se equilibrar por alguns segundos. O que ela não sabia é que as palminhas prejudicavam o seu equilíbrio e logo ela caia sentada no chão... Um susto, um choro e uma forte determinação de começar tudo outra vez! Já com o Fê foi bem diferente. Ele transformava suas mãos gorduchas em verdadeiras ventosas e saia se agarrando a tudo. Quando não tinha nada por perto, ele não hesitava: lançava o corpinho para frente e disparava com seus passinhos leves rumo ao destino incerto do próximo ponto de apoio. Em ambos os casos, a casa parava, nós deixávamos de respirar, o cachorro não latia e acho que a até as plantas ficavam mais silenciosas ainda. Uma mistura de tensão e torcida tomava conta de todos nó, tal qual a torcida pelo goleiro diante do pênalti... Que maravilha ler "Um abraço passo a passo" e torcer para que a jornada do bebê de cara redonda e simpática consiga dar os seus primeiros passinhos! Como pode um livro aparentemente tão singelo provocar tanta emoção?! Quando meus filhos eram pequenos eu tinha a desculpa de que eram os hormônios... Mas e agora que eles já são adolescentes? Qual a minha desculpa?! Nenhuma, o livro é muito bom!!! Tino Freitas é jornalista de formação mas um apaixonado de coração pela literatura. É escritor e atua no projeto social "Roedores de Livros", estimulando a leitura junto a crianças e jovens que têm pouco ou nenhum acesso aos livros. As fotos desse trabalho no face são emocionantes! Tem vários livros publicados e, inclusive, já foi agraciado pelo prêmio 30 Melhores do Ano, da Revista Crescer. A ilustradora, Jana Glatt, é uma jovem talentosa com trabalhos exibidos por aqui e também no exterior. Um dupla show que o seu bebê leitor pode vir a conhecer!!!

02

Como ler?

Trata-se de um texto rimado que descreve os primeiros passinhos do bebê por meio de figuras de linguagem bem divertidas: os passinhos de formiga que ninguém vê; os passinhos de rã como se fossem saltos a distância; os passos de avestruz da titia ou os de touro do vovô... Pode ser que o leitor adulto se sinta compelido a explicar esse jogo de palavras. Por favor, não precisa! Mas se quiser muito, proponho que todos - adultos, bebês e se tiver crianças maiorzinhas melhor ainda - traduzam em movimentos próprios as imagens que o texto apresenta, andando como uma formiguinha, uma avestruz, um touro e por aí vai até chegar a um destino certo: o abraço amigo de uma pessoa querida que espera atenta a esse caminhar crescente. Vai ser divertido! Outra ideia, que a internet pode ajudar, é procurar por filmes que mostrem bebês em seus primeiros passinhos e tentar relacioná-los ao texto: o bebê que dispara como uma avestruz com o pescoço para frente, aquele que anda firme como um touro etc. Para mim, os textos que permitem uma interpretação criativa que pedem uma expressão corporal são os melhores para a criança pequena!

03

Palavra da especialista

Amo livros que tratam de forma poética temas do dia a dia do bebê. Tenho a impressão que traz uma nova compreensão tanto para a família como para o próprio bebê, mesmo que ele ainda esteja começando a desenvolver a sua consciência. Falar do engatinhar e dos primeiros passinhos é pura alegria, sobretudo se o bebê estiver de fato nessa fase. Caso haja um irmão (ou irmã) mais velho, a leitura desse livro será enriquecedora para esclarecer a emoção que esse início do caminhar provoca em todos nós: como é linda a hesitação, o esforço para equilibrar-se, a coragem de permanecer em pé e ir adiante e o imenso sorriso que aparece no rostinho do bebê quando ele finalmente chega lá... Já comentei em outros posts que é maravilhoso ter a literatura como uma companheira que nos deixa ainda mais sensíveis para os eventos cotidianos! Isso falar, é claro, do belíssimo trabalho de ilustração da Jana Glatt. As cores alegres e vibrantes, o traço simples, os elementos secundários que deixam as cenas ainda mais divertidas... Eu amei o grafismo da obra! Mas, tenho que confessar, que eu me apaixonei pelo rosto rechonchudo e o olhar maroto do bebê!!!

04

Onde encontrar?

Acabou de lançar! Quando comprei o meu, parecia até que o livro tinha acabado de sair do forno de tão quentinho e cheiroso que ele estava. A Panda Books tem boa distribuição pelas grandes redes de livrarias (Cultura, Vila, Saraiva etc. e tal), ma eu achei o meu em uma livraria pequena, a Livraria Casa de Livros. E vi também que tem na Livraria Nove Sete. Talvez seja uma boa oportunidade de criar vínculo com um livreiro, encomendar por telefone e ir buscar no final de semana, aproveitando os eventos para crianças que as livrarias costumam oferecer...

05

Tome nota!

Título: Um abraço passo a passo

Autor: Tino Freitas

Ilustradora: Jana Glatt

Editora: Editora Panda Books

Destaque
Tags
bottom of page