top of page

Espaços de leitura: a Feira do Livro da USP


Nesta última semana, um antigo preconceito meu foi derrubado de forma cabal: confesso que achava a Feira do Livro da USP mais uma daquelas feiras lotadas de gente e cheia de livros ruins para vender por preços ridículos.

Quando meus filhos eram pequenos e o mês de novembro chegava, algumas mães da escola ficavam espantadas com a minha preguiça de ir até a USP e aproveitar as incríveis promoções. Na realidade, dizia que era preguiça ou até falta de tempo, mas lá no fundo acreditava fortemente que não encontraria nada bacana por lá.,,

Ainda tenho essa impressão das bienais de livros. Mas vou todos os anos por motivos profissionais e sempre saio de lá convicta das minhas opiniões: muita gente, muitos livros ruins e preços baixos só em livros ainda pior!!! (sim, existem livros que são ruins de doer!). Após dois anos seguidos frequentando a Feira do Livro da USP, tenho que admitir que gosto bastante deste evento. Acho honesto. Justo. E adoro ver tanta gente amiga dos livros. Jovens universitários fazem filas para comprar aquele livro do seu teórico preferido. Ou o último romance lançado, com preço mais acessível. Diretoras e coordenadoras de escolas infantis arrastam malas repletas de livros pelos corredores da feira. O ano letivo vai começar com a biblioteca da escola renovada. Professoras, já com o planejamento do próximo ano nas mãos, procuram por uma bibliografia de apoio. Pais, mães, avós (todos de mãos dadas com crianças) se deslumbram diante dos livros e dos preços. Uma amiga minha, arte-terapeuta, não resistiu e agora está cheia de novidades no seu consultório. Eu mesma, em pesquisa de novos títulos para o blog, sai de lá super contente! Comprei vários livros lindos e importantes para a biblioteca do bebê leitor (já, já as novidades chegam no blog).

É importante saber que, por contrato, para a editora participar da feira é obrigatório dar 50% de desconto nos livros de catálogo. Não vale saldão. Por isso a gente encontra livros tão lindos e publicações recentes com preços tão bons. Em alguns livros, as editoras chegam a dar mais de 50%. Com 10 ou 15 reais é possível adquirir livros infantis até de capa dura! E, acredito eu, que como o evento tornou-se uma referencia de consulta e pesquisa para educadores, as editoras levam os seus melhores títulos.

Bom, o local não é nada babyfriendly, tem muita gente, é abafado, não tem espaço kids nem nada dos mimos que a gente gosta de ter para o nosso bebê, mas vale muito a pena. Para a bebeteca da sua casa, para presentar as crianças no natal ou apenas para fazer aquele estoque de presentes para as festinhas de aniversário do próximo ano. Para comprar livros, a Feira da USP é o melhor evento literário de São Paulo.

Dica: Feira do Livro da USP

Fica: Cidade Universitária/São Paulo

Melhor dia: De preferência na parte da manhã (vai das 09h às 21h)

Fique de olho na programação: acontece entre os meses de novembro e dezembro

Destaque
Tags
bottom of page