top of page

Resenha: "Miúdo"


01

Por que ler?

Publicitária de formação, com mais de 40 livros infantis e juvenis publicados no Brasil e mundo afora e dois grandes prêmios literários (Jabuti/2008 e Prêmio Jóvenes del Mercosur/2008-Argentina), Shirley Souza é uma autora pra lá de importante. Não conheço seus livros juvenis, mas deu para perceber que eles trazem narrativas de peso. Nos infantis, gosto muito do modo como Shirley trata de temas relacionados ao desenvolvimento emocional da garotada. Medo, tristeza, amizade, manha, birra... Já comentei anteriormente que essa tendência da literatura infantil de abordar temáticas que ajudam a criança a tomar consciência de si é fantástica. Ajuda os pequenos e os grandes também, pois nem sempre sabemos como abordar o assunto do jeito certo (ou com tanta graça e humor como Shirley faz em seus livros). E ela vai fundo nas questões! Como acompanho seu trabalho há mais de uma década, posso afirmar que ela não tem medo, nem censura. A começar pelas ilustrações de seus livros: adoro aquela que ilustra a capa do livro que fala da menina que gosta de contar mentiras. Em "Miúdo", o livro selecionado entre os Top 100 daqui do blog, um gatinho fofo e sapeca sonha em ser grande e forte como um... dinossauro. Nem gosta dos mimos que sua dona humana lhe faz pois está mesmo é preocupado em fazer o chão tremer, em engolir todos os caminhões da rua. Será mesmo?! Sabe aquela fase que o bebê começa a andar e se sente grande, muito grande, cada vez maior?! O gatinho Miúdo me fez recordar esse bebê que ainda é fofo (e pequeno), mas acha que já nem liga mais para os abraços e beijocas da mamãe e do papai. Colinho, então, ele foge como um louco... Esse sentimento de "não quero mais essa vida de mimos" aparece toda vez que os filhos acham que já cresceram (ou definitivamente cresceram) e que é preciso colocar os pais em um outro lugar da sua afetividade que não é mais o mesmo. Isso é verdade, eu sei... (ai que duro ser mãe de adolescente!). O que os filhos, assim como Miúdo, efetivamente não sabem é que todo afeto é bom e que nós pais (e avós, tios, padrinhos etc.) estaremos sempre aqui para um colinho que acolhe ou um beijinho que faz passar...

02

Como ler?

O livro traz uma narrativa curta e delicada. Gostoso de ler em voz alta, sobretudo quando o personagem Miúdo resolve ficar grandão. Se for confortável, mude o tom da sua voz para mais grave nesta passagem do texto. Vai ficar divertido e trazer uma interpretação especial para o bebê compreender a diferença entre ser miúdo e grandalhão. As ilustrações de Fabiana Shizue são muito fofas. Lembram coisas de bebê com o pesponto que dá acabamento às linhas de contorno dos personagens. Além disso, as imagens se destacam por seu conteúdo visual, complementando a informação do texto. Procure comentar com o bebê sobre os detalhes que elas apresentam: como as patas do Miúdo que ficam enormes quando ele vira um gigante ou o dinossauro que ele gostaria de ser. Se possível, use o seu dedo indicador para apontar onde, no livro, as ilustrações trazem a informação que você está comentando. Esse procedimento tão simples é muito didático e ajuda um monte o bebê a perceber várias questões importantes sobre o texto escrito: relação entre aquilo que é falado e está representado no livro na forma de texto ou imagem, diferença entre texto e imagem, localização de informação... Uffff, vai uma aulinha aí sobre a aprendizagem da leitura?!

03

Palavra da especialista

"Miúdo" é uma graça de livro. Sua importância está justamente por se aproximar dos leitores de 0 a 3 anos de forma delicada e poética tratando de um tema tão próximo da criança que está crescendo e precisando superar as condições do momento para abraçar outras novas. Amo livros que nos ajudam!

04

Onde encontrar?

Comprei o meu exemplar com minha querida livreira Marcela da Livraria Casa de Livros, mas sei que ele também está à venda nas grandes redes de livrarias virtuais. No site da editora, a Panda Books, eles indicam a loja virtual mas tive um pouco de dificuldade para localizá-la (mas não sou das mais espertas para compras online). Pelo que entendi, estava fora do ar no dia em que estava redigindo este post.

05

Tome nota!

Título: Miúdo

Autora: Shirley Souza

Ilustradora: Fabiana Shizue

Editora: Panda Books

Destaque
Tags
bottom of page