top of page

Resenha: "O bloco"


01

Por que ler?

Trata-se um clássico da literatura para bebê: formato quadrado, acortanato, cantos arredondados e com interação. Na página da esquerda, uma informação. Na página da direita, é preciso levantar uma aba para prosseguir a leitura. Bem característico... Mas não é por nada disso que "O bloco" deve ser lido. O seu conteúdo é o mais importante de tudo. O livro tem dois grandes méritos. O primeiro é que o texto é MUIIIITOOOOOO INTELIGENTE! Muito mesmo. Quase morri quando li pela primeira vez. É tudo muito simples, mas não óbvio nem trivial como a maioria dos livros com este formato (sabe como é... tem um pato numa página e na outra a gente levanta a aba e aparece um... quá - uffff!). Jornalista, comunicador, com vários livros publicados, Marcello Araújo é um autor e ilustrador super reconhecido, com livros selecionados em programas de leitura do MEC (e olha que o pessoal que seleciona os livros para esses programas são da pesada, não aceitam qualquer um não!). Não é à toa. Deveria ganhar um Oscar por nos transformar em pessoas melhores após a leitura de "O bloco". Calma, explico. É que a obra mescla instrumentos musicais e suas sonoridades, números (contagem até 10-12) e lindas crianças fantasiadas. Tudo para formar o bloco de carnaval. Isso mesmo! E este é o segundo grande mérito da obra, o seu tempero bem brasileiro!!! Conta-se com sentido: quantas crianças formarão o bloco?! Quantos instrumentos estão sendo tocados?! Os instrumentos são apresentados e o leitor é convidado a reproduzir em voz alta o som que cada um deles faz. E do que as crianças estão fantasiadas? Cada uma do seu jeito: tem pirata, esqueleto, borboleta e até arlequim. Marcello é autor do texto e da ilustração também. Gosto do traçado, das cores e da delicadeza do visual do livro que contou com a consultoria musical do Hélio Ziskind (que integrou o grupo musical Rumo e também fez parte do programa infantil Castelo Rá -tim-bum). Bacana, não é?!

02

Como ler?

Ler e contar; ler e imitar. Esta é a tônica do livro. Assim, durante a leitura, mostre para o bebê que a contagem é algo acumulativo. As ilustrações ajudam neste sentido pois os personagens vão sendo agrupados na página da direita, debaixo da aba surpresa que promove a interação. Aproveite essa história de números e conte em outros momentos do dia a dia, mostrando para o nosso pequeno leitor como o conteúdo do livro tem relação com a sua vidinha. Eu começaria pelos dedinhos da mão e os dedinhos do pé do bebê. Uma delícia, não é mesmo?! Agora, por favor, prepare a leitura do livro de forma antecipada fazendo uma pesquisa rápida na internet sobre os instrumentos mencionados na obra. Não precisa ser de todos, mas a leitura ficará absurdamente ainda mais rica se os leitores puderem ouvir o som do agogô, do tamborim, do surdo e por aí vai. As onomatopeias de cada instrumento que Marcello nos apresenta ganharão novos sentidos. E aproveite as dicas do autor ao final do livro: use objetos cotidianos para produzir sons com o bebê. Ele vai amar, com toda certeza.

03

Palavra da especialista

Tenho que confessar. Sou de uma família de roqueiros e carnaval não é com a gente. Uma pena pois sei muito pouco sobre o assunto. Por sorte tive a oportunidade de ler "O bloco" e agora já sei o nome de 12 instrumentos musicais relacionados a esse tema que é tão precioso para o nosso país: pandeiro, tambor, apito, reco-reco, tamborim, caixa, agogô, prato, cavaquinho, apito e surdo. Achei o máximo descobrir coisas novas com este livro tão fofo. E essa é mais uma das suas qualidades: o livro é para o bebê mas os adultos também podem se divertir e, por que não, aprender com ele. Na leitura em família, esse é um ponto crucial: a leitura não precisa ser enfadonha para o adulto. Pelo contrário. Não é o tamanho do texto que determina a qualidade da experiência leitora que ele nos proporciona. Ensinar sobre o Brasil e sobre a nossa brasilidade. Esse é outro aspecto muito importante. Por sorte em casa os filhos são mais cabeça aberta e sabem (e como!) bastante sobre samba e carnaval. Compreenderam melhor que os pais a importância de construir uma identidade com nosso país, uma identidade nacional. Assim, mesmo que a sua parada seja outra, não deixe de mostrar a diversidade da nossa brasilidade para os seus filhos. Por fim, a música. É fundamental! Que ela venha pela literatura e que esteja sempre presente na sua casa!

04

Onde encontrar?

O livro foi lançado em 2014 mas pode ser facilmente encontrado nas livrarias, nas lojas virtuais e, é claro, no site da editora, a Panda Books.

05

Tome nota!

Título: O bloco

Autor: Marcello Araújo (texto e ilustração)

Editora: Panda Books

Destaque
Tags
bottom of page