top of page

Arte contemporânea: por que não?!


Foi uma agradável surpresa encontrar este livro precioso em uma feira de São Bernardo do Campo. Explico. Existem várias publicações nacionais que tratam de arte para criança e trazem dicas práticas para os pais sobre com usar lápis, tinta, cola e muitos outros materiais com seus filhos para produzir arte (ou pelo menos brincar de fazer arte). Mas poucas, bem poucas mesmo, falam de apreciação e, principalmente, apreciação de obras de artistas contemporâneos. E brasileiros. Por isso mesmo este livro-arte de Renata Sant´Anna é uma pérola, fundamental para o acervo de pais que curtem arte e essencial para aqueles que, como eu, gostam de ter muita tinta e papel por perto.

São quatro artistas e quatro obras. Leda Catunda e os materiais bem estranhos que ela recorta e cola para compor suas obras. Mônica Nador e a arte de pintar a partir de estêncis, cobrindo muros e fachadas de casas por todo o Brasil. Felipe Barbosa e os objetos do cotidiano agrupados de modo a ganhar outras formas e funções. E Walmor Corrêa, que particularmente adoro. A investigação é a matéria prima deste artista que parece reinventar a natureza.

E o bebê nisto tudo? Ora, o livro traz 4 pôster-atividade que estimulam o contato com as obras dos artistas. Um convite para ver e apreciar através dos olhos dos adultos. Os mais animados podem também coletar elementos da natureza e trazer para casa para pintar e colar. Ou ainda pintar uma parece com o estêncil fofo que a obra presenteia. Ou aproveitar para verificar a programação dos museus para dar um pulinho até uma exposição de arte contemporânea. Ou não fazer nada, simplesmente admirar o livro e a arte que ele nos apresenta.

Em resumo: muitas famílias gostam de fazer coisas com seus filhos. Brincar e pintar, por exemplo. Mas assim como a leitura, a arte às vezes exige apenas o olhar e a imaginação. Não é preciso ter uma ação concreta. É claro, é preciso também conversar. Falar sobre a surpresa de ter o couro de uma, duas, três bolas de futebol transformado na base de uma obra; de ver pedacinhos de um cobertor colados em uma tela; de encontrar insetos em um quadro...

Indico este livro para que as famílias possam ampliar a ideia que as crianças têm sobre os meios e os suportes da arte, aproximando-as de importantes conceitos da arte contemporânea de forma lúdica e afetiva.

Livro: “Ora arte, ora parte”

Autora: Renata Sant´Anna

Editora: Panda-Books

Destaque
Tags
bottom of page